sexta-feira, 13 de junho de 2008

A mulher e o Video Game



Essa foto faz parte de uma campanha de duas páginas em revistas especializadas dirigidas, principalmente, para adolescentes, divulgando Hitman, um jogo de Playstation, que foi lançado em 2006 e conseguiu ser polêmico até entre os jogadores, não exatamente os mais feministas.
O slogan “Beautifully Executed”, com a imagem de uma mulher vestida sensualmente, com as pernas convidativamente abertas (teria sido estuprada antes do assassinato?) e uma bala na testa.Nos EUA, onde essa foto foi veiculada, morrem quatro mulheres, a cada dia, vítimas de “violência doméstica”, um eufemismo para o assassinato por maridos e namorados. Aproximadamente 1.400 mulheres por ano, segundo o FBI.


A violência (especialmente contra as mulheres), em vários games, já é conhecida. Jogos como GRAND THEFT AUTO são considerados uma apologia não só a violência como um todo, mas também à violência contra a mulher.
Pelo que se encontra nas discussões sobre essa propaganda do tal Hitman, essas fotos não têm absolutamente nada a ver com o jogo. Vai saber o motivo de se tentar vender jogos para jovens, usando uma imagem “sofisticada e fetichista” da violência contra as mulheres!
A garotada vai sendo exposta a essa glamourização e banalização da violência contra as mulheres, e a violência vai aumentando cada vez mais (já são mais de 150 mulheres assassinadas, pelos seus companheiros, em Pernambuco, desde janeiro de 2006!).

Nenhum comentário: