quarta-feira, 11 de junho de 2008

Envolvidos com a coisa toda!


Para criar esse blog e fazer com que houvesse o máximo de identificação com o tema, quer seja vítimas/Blog ou LeitoresComuns/Blog, fomos atráz de informações, de contatos com pessoas vítimas desse tipo de violência ou que trabalham com esse tipo de problema.Encontramos algumas restrições para conseguir dados na delegacia da mulher e muitas limitações para registrar os momentos que tivemos com pessoas que sofreram algum tipo de agressão das quais esse blog tem como objetivo combater.
Para conseguirmos qualquer tipo de informação na delegacia era preciso um requerimento, um documento ofício.A única informação que conseguimos lá na primeira tentativa foi a de que sem eles não conseguiríamos informação nenhuma.
Registrar as conversas com fotos, videos, não foi possível pelo fato das vítimas não se sentirem confortáveis com a idéia.Mas ainda assim tivemos grande acesso a muitas informações e notamos que há muito em comum entre os casos que ouvimos.
Dos que ouvimos, as agressões geralmente surgiam após uma discussão por ciúmes do parceiro (namorado, marido e afins).E em todos os casos as vítimas se ocultavam e se calavam por medo de novas agressões e por estarem sob ameaças contantes.
Das mulheres que conversamos, algumas já conhecíamos e outras são conhecidas de conhecidos.Quase todos os casos só foram descobertos após um tempo de repressão, até que a vítima contou a algum familiar ou estes descobriram ao acherem alguns hematomas no corpo da vítima e, suspeitando de que a violência pudesse estar acontencedo, pressionaram a vítima até que ouvesse a confirmação dos fatos.Nem todos os agressores foram denunciados e, dos que foram, nem todos sofreram punição.
Esses são apenas alguns dos muitos casos que acontecem.Há muitos outro fatores que causam as agressões.Os casos de violência contra a mulher estão mas perto de nós do que podemos imaginar.

Não podemos ser indiferentes.
Vamos juntos nessa luta!


Nenhum comentário: